Artigos

Adolescentes desinteressados? Reflexões de estudantes do ensino médio público sobre sua escola

Ancorados nos pressupostos teórico-metodológicos da Psicologia Histórico-Cultural, este artigo teve como objetivo discutir como adolescentes do primeiro ano do ensino médio da rede pública estadual percebem a escola e analisar como essas percepções se relacionam com sua aproximação/afastamento dos processos de ensino-aprendizagem.

Reunimos duas pesquisas de iniciação científica, uma realizada a partir das respostas de questionários aplicados a 86 alunos do período diurno e outra de dois encontros realizados com 57 alunos do período noturno.

Resultados demonstraram que os adolescentes destacam as condições materiais e de organização da escola como aspectos que os afastam das atividades de ensino, assim como valorizam a relação dialógica com o professor como central para seu envolvimento com os conhecimentos.

Evidencia-se que os adolescentes estabelecem uma relação de caráter pragmático e socializador com a escola, pois frequentá-la seria um meio de alcançar um emprego ou de convívio com os colegas.

Concluímos que é preciso reconhecer os alunos como atores ativos no processo de transformação escolar e desconstruir a concepção de adolescentes como naturalmente desinteressados. Ressaltamos a importância de se construir espaços para maior participação dos alunos com a finalidade de favorecer novas reflexões sobre o contexto escolar e sua relação com a vida atual e futura dos jovens.

Revista De Psicología, volume 30, número 1, 2021

AUTORES

Aline Cristina Ferreira
Letícia Gonzales Martins 
Juliana Soares de Jesus 
Maura Assad Pimenta Neves
Guilherme Siqueira Arinelli 
Vera Lucia Trevisan de Souza

Deixe uma resposta